Percurso GPS
Transcávado
SLOW RACE
30 de Setembro
e 1 de outubro
150KM
Notas úteis
O percurso desenrola-se por estradas e trilhos, sendo obrigatório respeitar o trânsito nas vias.
Os primeiros 82kms do percurso (Dia 1 para o SlowRace) apresenta-se sem dificuldade acrescida.
Os 60kms finais – Dia 2 do SlowRace – são um desafio exigente. O percurso, apesar de ciclável, concentra mais de 2000D+, pelo que a gestão de esforço deve ser uma atenção permanente.
As descidas – rápidas – devem ser percorridas com atenção para evitar quedas que podem representar acidentes graves. Além disto, convém não descurar que quanto mais rápido desceres… mais depressa estarás novamente a subir 😉
Desfruta ao máxima da paisagem pois no final do dia será essa a melhor memória desta aventura.
Os participantes da Prova RACE têm barreiras horárias.
Entende que estas barreiras não são um vontade nossa de que não termines a prova mas sim uma referência para que – conhecendo nós as dificuldades que terás sempre pela frente – te permitam gerir o tempo de modo a que possas chegar à meta antes do anoitecer. A passagem fora da hora implica o abandono da prova – podendo a organização, assim entenda que o teu atraso se deve a avaria ou contratempo e que a tua condição física (aparente pelo menos) te permitirá recuperar até ao corte seguinte, consentir que sigas em prova. Estaremos sempre ali para apoiar-te neste desafio de superação.
Aqui fica essa referência:
Km – Local – Hora Corte
- 22 Barcelos 8h30
- 45 Prado 10h
- 65 Ajude 11h30
- 82 Rio Caldo 13h30
- 92 Salamonde 15h
- 102 Pte. Misarela 16h
- 116 Ponteira 17h30
- 121 Loivos 18h
- 143 Montalegre 20h
Nota que o transporte após chegada à meta rumo à partida no sábado (dia 30) é às 18h30, pelo que terás que chegar antes dessa hora.
Para chegadas depois dessa hora o regresso é no domingo de manhã ou à tarde se pretenderes passar o dia em Montalegre.
Em Rio Caldo existirá um pórtico de meta após a ponte – junto ao posto de Turismo: meta para os SlowRace e ponto de controlo para os atletas RACE: A passagem em tal pórtico é obrigatória e gera desclassificação para que não efectuar lá controlo de passagem. É um percurso de ida e volta na travessia da ponte que te permitirá também repor energias no abastecimento.
Os participantes SlowRace terão como habitual uma janela temporal que vai desde a hora de partida até às 20h.
Entendemos no entanto que uma velocidade média de 10km/h te permitirá aproveitar tranquilamente a aventura e ainda chegar ao final da etapa com “sol alto” de modo a que possas aproveitar a praia fluvial em Rio Caldo e o convívio final em Montalegre.
O percurso tem guias a fechar a prova após o último atleta e a habitual equipa de apoio e socorro em estrada ao longo da prova.
Como bem entenderás: para nós és tu – atleta – o mais importante do evento.
Terás no teu kit um roadbook para a bicicleta com algumas indicações de percurso e gráfico de altimetria bem como os números de contacto de socorro e apoio para avarias e desistências.
Não hesites em fazer uso deles.
Se possível, em caso de acidente ou avaria envia-nos para os números de socorro um “pin” com a tua localização no mapa – seja através de google maps, de whatsapp ou outro.
Pedimos-te igual actuação em caso de identificares algum outro participante a precisar desse apoio ou até ajuda técnica para comunicar essa localização. Essa ajuda permitir-nos-á estar de modo mais rápido junto de quem precise de apoio.